8.8 Manual - Painel de Controle

Painel de Controle

O Painel de Controle esta disponivel no site no seguinte link:

Descrição dos itens do Painel.
Sao Eles:

Administração Estatísticas Pagamentos Outros

Qual a função dos itens ?

Administração / Manutenção de Email
A tela que irá aparecer é a seguinte:

Este Item serve para cadastrar as contas de emails de cliente, conforme FAQ disponível

Administração / Altera Cadastro
Este é formulário de alteração de Cadastro da Braslink o nome do dominio e razão Social não podem ser alterados por este formulário (o nome do dominio uma vez registrado não pode ser alterado é preciso cadastrar um novo dominio) a razao social poderá ser alterada conforme procedimento de nosso departamento de registro.

Administração / Sua Conta de FTP / Troca senha de FTP
Este é o formulário:

Neste formulário temos a opção de alterar somente a senha de ftp do site (Esta opção é utilizada em caso de utilização de senha separada para webmaster) ou trocar todas as senhas tanto a adminsitrativa quanto a de FTP (Esta alteração de senha nao permite a alteração de senha de banco de dados e outros anexos.)

A conexão pode ser desativada clicando no botão desativar (quando a conta estiver desativada a informação desativada estará marcada e o botão deverá estar como ativar)
O item VER HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES serve para verificar ultimas alterações e senha anterior, conforme quadro:

No exemplo temos dois tipos de alteração de senha (Administrative – FTP) onde na segunda opção a senha administrativa foi mantida e somente alterada a senha de FTP do dominio, neste caso é gravado o IP usado horario e data de alteração, desta forma é possivel localizar a pessoa que fez a alteração de senha para o domínio.

Administração / Sua Conta de FTP / Espaço Utilizado
(item disponivel para dominios com serviço de hospedagem)
Esta opção serve para calcular o espaço utilizado pelo dominio através de seu login de FTP.

Administração / mega Loja
(item disponivel para dominios com serviço de hospedagem Profissional)
A megaloja da braslink é disponibilizada para dominios com serviços de hospedagem ou poderá ser solciitada para outros planos ou dominios não hospedados conosco através do item Serviços / Comércio Eletrônico na página principal da Braslink

Manual de utilização e configuração da Mega Loja
Índice
Ativando sua Mega Loja
No painel de controle escolha "Administração" e depois Mega Loja. A seguinte mensagem aparecerá.

Para ativar sua loja basta clicar em "Cadastrar" e, em seguida aparecerão todos os endereços possiveis que você poderá usar para acessar sua Mega Loja na Internet, como mostra a figura abaixo.

Administração / Redirecionamento

Este item é utilizado somente para domínios com serviço de redirecionamento

Ao entrar neste item o seguinte formulário irá aparecer:




Domínio: O nome de site
Destino Atual: O local para onde esta sendo redirecionado (para novos redirecionamentos este item estara em branco)
Novo destino: http:// novo endereço de redirecionamento
Neste local digite o novo endereço e clique em trocar redirecionamento



Apos fazer isso a página:


Redirecionamento alterado com sucesso!
O dominio agora está sendo redirecionado para: "novo endereço"
Clique aqui para conferir


Irá abrir, clique no item para conferir o redirecionamento, caso não esteja abrindo o cliente deverá efetuar a correção seguindo as informações do começo.

Redirecionar e-mail:
O redirecionamento do e-mail poderá ser solicitado no formulário:
Redirecionamento de e-mail (Válido somente para redirecionamento pago)
Entre com o novo destino no campo e clique em Trocar. é possivel excluir o redirecionamento clicando em não redirecionar.
__________________________________________________________________________________________
Em caso de redirecionamento gratuito é possivel solicitar o cancelamento do serviço através do botão cancelar redirecionamento.



Administração / Acesso Internet / Extrato

(Serviço disponivel para serviço de acesso a Internet discada)



Neste item o cliente poderá verificar log de acesso de seu sistema de acesso com telefone usado, e tempo de conexão, as estatisticas são armazenadas por 12 meses e substituidas pelo mês correspondente no próximo ano.



Administração / Acesso Internet / Limitar Horas

(Serviço disponivel para serviço de acesso a Internet discada)

Item utilizado para clientes de acesso com hora limitada ao entrar neste item a seguinte tela irá aparecer:





No exemplo acima o plano utilizado tem um limite de 15 horas (plano de acesso Speedy – Banda Larga – tem direito a acessar a Internet Discada por 15 Horas p/mês) Ao clicar em bloquear, assim que ele completar 15 Horas ele será bloqueado automaticamente.



Administração / Acesso Internet / Trocar Senha

O formulário de alteração de senha tem o seguinte modelo:





Assim como outros serviços de nosso Painel de Controle a alteração é armazenada em log de alteração de dados podendo ser visualizada no Log Alterações - Record of Changes



Administração / Acesso Internet / Consumo Speedy

A tela de consumo para speedy é a seguinte:





Nesta tela é informado os dados junto a telefônica o telefone o nome do assinante e a transferencia efetuada em MB (este item é utilizado para controle de download conforme novos planos de speedy)

Administração / Acesso ao MSSQL
Este é o formulário de cadastro de IP em nosso firewall para serviço de speedy sem efetuar o cadastro de seu IP o cliente não poderá acessar o MSSQL remotamente, o IP do cliente é mostrado em vermelho, conforme a imagem de teste abaixo, ai inserir um IP o cliente precisa clicar em Atualizar Lista, assim o novo IP será inserido no sistema.

Administração / Acesso ao MySQL
EM DESENVOLVIMENTO

Administração / Adm Webmaster
EM DESENVOLVIMENTO

Administração / Personalize sua Pagina
(Opção disponível apenas para domínios registrados)

Neste item o cliente poderá personalizar sua página padrão de registro, podendo através de formulários inserir os dados para seu dominio (logotipo – descrição – fundo de página – fontes coloridas e personalizadas.)

Administração / Serviços Extras / Conta Adicional FTP
Neste formulário o cliente poderá solicitar uma conta extra de FTP para seu site apontando para qualquer diretório de dentro de seu domínio, com as permissões que desejar para o usuário adicional.

Nesta imagem Conta de FTP padrão mostra a conta inicial do cliente, esta conta tem permissão de acesso a todos os diretórios no item diretório de acesso o cliente deverá digitar o caminho fisico, e nao a URL, ou seja se o dominio do cliente tem o diretório www e a pasta destino do login esta dentro do www ele deverá digitar /www/diretorio
O item Somente Leitura serve para especificar se a conta adicional poderá efetuar alterações em diretórios e arquivos a partir da pasta de destino, no campo senha o cliente irá especificar uma nova senha para esta conta

Administração / Registrar Brasnic / Administrar Registro
(Itens disponiveis para dominios .com e com o registro na Brasnic)

Ao acessar este item irá abrir um formulário para digitação de dados administrativos do orgão de registro (diferente da senha do Painel de Controle) caso o cliente não tenha acesso ele poderá clicar em esqueci a senha desta forma a senha será encaminhada para o email de cadastro do dominio.

Administração / Registrar Brasnic / Renova Domínio
(Itens disponiveis para dominios .com e com o registro na Brasnic)
EM DESENVOLVIMENTO

Estatísticas / Acesso a seu site
A Braslink dispõe para seu clientes dois tipos de analizadores de logs: webalizer e webtrends As definições de acesso e suas informações são diferentes, mas entre eles existem alguns dados em comum:

Hit : Um hit é qualquer resposta do servidor a uma solicitação feita pelo navegador. Isto inclui todas as respostas dos servidores, e não apenas arquivos de textos ou documentos. Se por exemplo uma página HTML tem duas figuras, o servidor gerará três hits se esta página for acessada: um hit para a página HTML e dois hits um para cada figura.
Arquivos : Se um visitante acessar uma página e o servidor exibi-la com sucesso ele retorna um arquivo para este pedido, e isto é contado como uma resposta. Todas as repostas são contadas como um arquivo.
Páginas : São todos os arquivos que tem a extensão .html ou as páginas principais (index) de cada diretório. Este número permite uma estimativa dos números de transferências de documentos pelo seu servidor. O relatório analiza os arquivos texto (documentos) em Páginas. Estes dados não incluem imagens, Scripts CGIs, Java applets, e outras páginas a não ser .html ou .texto.
Visitas :Toda vez que uma solicitação é feita ao servidor, a partir de um endereço IP, calcula-se o período de tempo decorrido desde a última solicitação feita pelo endereço (se houver). Se a diferença de tempo for maior que 30 minutos, considera-se uma "nova visita" e este total aumenta (tanto para o site quanto para o endereço IP). Então, se um usuário visitar o seu site às 13 horas e retornar às 15 horas, serão registradas duas visitas.
Obs: Visitas somente ocorrem nas solicitações de "Páginas", ou seja, para qualquer solicitação cujo URL seja um dos tipos de página. Devido à limitação do protocolo HTTP, a rotações de log e a outros fatores, este número não deve ser considerado como totalmente exato.
Endereços : Mostra de qual servidor de acesso os visitantes de seu site utilizaram.
KBytes : Estas são as estatísticas de dados transferidos, durante o período analizado pelo relatório.  Você pode analizar a quantidade de transferências de dados mensal de seu site, através desse item.Ao mudar de um sistema para o outro ele só poderá retornar para o sistema anterior após um mes. (os dados existentes em um analizador não são importados para o outro no momento da migração, e o cliente poderá notar uma diferença minima entre os dados de um para o outro)

Estatísticas / Transf. Dados
A braslink em alguns de seus planos tem a transferencia limitada, este item serve para informar a quantidade de transferencia de dados utilizada para o dominio (essa transferencia é referente ao acesso por visitante, cada item de uma página irá contar sua quantidade de transferencia)
Ex. uma pagina de um site tem 100kb e dentro desta pagina o cliente tem 10 imagens de 10 kb ao acessar essa pagina a transferencia efetuada será 200kb

Estatísticas / Submissão de Sites
Este formulário serve basicamente para que o cliente publique através de nosso sistema seu site em buscadores pela Internet
Algumas regras para o preenchimento correto do formulário terão que ser seguidos:

1 - A Braslink utiliza-se do software SubmitWolff para submissão dos seus dados. Não assumimos qualquer responsabilidade sobre a eficiência desta submissão.
2 - A Braslink submete os dados de seu domínio e não garante que o seu site seja incluído nas bases de buscas do site para onde esta sendo submetido.
3 - A Braslink não garante que seu endereço de e-mail não seja incluido em listas de SPAM.
4 - A Braslink não garante que seu site seja devidamente classificado pelos sites de busca e quaisquer reclamações, alterações e/ou dúvidas devem ser encaminhados diretamente ao site de busca.
5 - O suporte e atendimento da Braslink em relação a submissão de seus dados aos sites de busca limita-se única e exclusivamente à submissão desses dados.

Se estiver de acordo com esses critérios, preencha o formulário abaixo e clique em ENVIAR DADOS.
Seus dados serão enviados num prazo médio de 2 dias úteis.(contabilizados de segunda a sexta-feira)
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório

Pagamentos / Troca Forma de Pagto
Neste item o cliente poderá alterar seu pagamento para Cartao de Crédito Internacional ou boleto bancário

Pagamentos / Débito Automático
(Opção disponivel apenas para o banco Itaú)

Efetuando o pagamento por débito automático o cliente terá 5 % de desconto sobre o serviço contratado o Cliente deverá preencher um formulário com os dados:
Correntista: CPF ou CNPJ: Agência: Conta:
Ou Se preferir, entrando no Itau Bankline, acessando a conta de onde devem ser feitos os debitos, clicando no menu "Débito automático", em "TV a Cabo e Internet" e no botão "Cadastrar” ao lado do nosso nome. O cliente deverá p
reencher o campo CODIGO CLIENTE com o codigo informado nesta página incluindo todos os zeros.

Pagamentos / histórico de Pagamentos
Neste item o cliente poderá verificar seu histórico de pagamento este item contem:
Número de Boleto / Vencimento / Valor / Pago / Forma Pg / Data Pg
(Item opcional para controle de pagamentos)

Outros / Manual de Hospedagem
Este item de nosso Painel de Controle contem as informações e procedimentos a ser efetuados para o cliente assim como descrição detalhada de utilização de nossos itens e serviços, são eles:
1- Configurando seu Domínios
 
Administrando suas contas de e-mail
 
Ativação de MSSQL
 
Ativação de MySQL
 
Criação de ODBC (DSN)
 
Estatísticas de Acesso
 
Mega Loja
 
Publicação de Arquivos
 
Redirecionamento de Site e E-mail
 
Submissão em Sites de busca
 
Troca de Senha

2- Programando seu site
 
Banco de dados com CEPs Brasileiros
 
Cadastramento de clientes e envio de promoções
 
Contadores de acesso
 
Disponibilizando arquivos para download
 
Emissão de Boleto bancário
 
FormMail - Formulários com resultados via E-mail
 
Forum de Mensagens
 
Sala de chat em seu site

3- Exemplos de Programação
 
Frontpage
 
Geral
 
Linux
 
Windows

4- Diversos
Acessando Banco de Dados MSSQL
 
Alterando a senha de FTP
 
Alterando senha de e-mail
 
Configurando seu programa de e-mails
 
Contratação de Serviço Adicional
 
Recuperando contas de e-mail removidas

5 - Informações sobre o Registro Fapesp - Brasnic
 
Brasnic
 
Registro.br

Outros / Forum
Cada cliente de hospedagem tem um limite de 5 foruns a ser utilizados em seu dominio, ao criar um forum o cliente poderá alterar o tipo, cor e tamanho de fonte das barras e formulários do forum (o lay out é fixo e não pode ser alterado)

Outros / Guestbook
Este é o sistema de envio de emails descrito no site da Braslink no menu Suporte na opção Programação em:

Cadastramento em banco de dados com envio de promoções

Cadastra seu cliente, envia e-mail para ele agradecendo o cadastramento, envia e-mail para voce com as informações do cliente e o mantem em um banco de dados. Voce pode consultar e deletar clientes sempre que desejar. Sempre que voce quiser, voce pode enviar e-mail contendo promoções a todos os clientes que se cadastraram optando por receber essas informações. O envio dessas promoções, seja ela a quantos clientes forem, é feita apenas ao clicar de um botão.

Conforme a imagem abaixo:

Nesta imagem podemos analizar o sistema de guestbook é possivel classificar a lista de clientes por Email, ID, Empresa e Nome o item Clique aqui para enviar sua promoção. Abre um formulário para envio de email em txt para os clientes cadastrados, na opção Receber lista de e-mails o cliente poderá receber em seu email a lista de clientes cadastrados em seu sistema.

Outros / Log Acesso Painel
Os acessos ao Painel de Controle são sempre logados em nosso sistema

Conforme os itens acima é mostrada a data de login (Acessado) e IP e a data de logout (Encerrado) assim como o número de IP que fez a abertura do Painel de Controle e data / hora que a pessoa fez o acesso.

Outros / Log Senhas Email
Adicionamos em nosso sistema um controle de ultimas alterações feitas em senhas de emails de cliente através do item Suporte | Troca Senha Email
a tela que mostra os dados de log é a seguinte:

Neste item fica armazenado o email alterado o IP e a data / hora de alteração desta forma o administrador poderá ter um controle maior sobre a alteração.

Outros / Altera ID
Para alterar ID na Fapesp da Braslink para outro ID foi criado um formulário de alteração a ser preenchida pelo cliente, caso ele tenha faturas pendentes no sistema a alteração não poderá ser efetuada, retornando a seguinte tela:

Nesta tela o cliente terá a opção de ser direcionado automaticamente para a parte de pagamentos em clique aqui (verificar opção de pagamentos neste FAQ) ou a seguinte tela caso não tenha pendencia:

Neste caso o cliente deverá preencher seu nome e a documentação solicitada, após a solicitação nosso departamento responsável irá entrar em contato com o administrador do site (ou responsavel legal pela empresa) verificando o motivo de alteracao de ID em até 24 horas.

Outros / Cancela Plano
Neste item caso o cliente tenha faturas em aberto a mesma tela de pendencia de pagamento para alteração de ID irá abrir, ou o formulário para cancelamento de plano:

Ao preencher o formulário será aberto um contato com o cliente solicitando informações sobre o cancelamento e se possivel o resgate do cliente para um plano menor ou solução para eventuais problemas que levem ao cancelamento.

Encerrar Sessão
Este item fecha a conexão com o Painel de Controle possibilitando ao cliente em um outro acesso redigitar os dados de um outro dominio, caso ele não encerre a conexão ao acessar novamente o Painel de Controle ele já estará logado para o dominio de ultima conexão.



 Voltar